No Diário Oficial do Estado de São Paulo do último dia 25 de dezembro foram publicadas as Instruções Especiais para o Concurso de Provas e Títulos para provimento de 10.083 vagas para as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial – Deficiências Auditiva, Física, Mental e Visual, um presentão de Natal para os aspirantes a professor da rede pública (por incrível que possa parecer, eles ainda existem! Basta lembrar que dos 210.000 docentes da rede estadual, 80.000 ainda não são efetivos).
Todos os sítios eletrônicos pesquisados dizem que o edital deve ser publicado “em breve”, mas isso é dito há vários meses, e até agora nem sombra dele. A Fundação Carlos Chagas, responsável pelo concurso, diz que ele será publicado “oportunamente”. Seja como for, a prova, que deverá constar de 80 questões, deve ser realizada em março, mas o ingresso se dará apenas em 2011, porque o professor agora deverá passar por um curso de formação com duração de 4 meses, com carga horária de 20h semanais, período durante o qual receberá 75% do salário inicial. Como a Instrução DRHU-2 de 11/11/2009 criou a nova “jornada reduzida”, de 12h semanais, para a qual o professor receberá R$451,65 (menos que um salário mínimo!), chega-se à incrível importância de R$338,73 para esses docentes durante os meses de treinamento obrigatório.
Para conseguir essa mamata, o candidato precisa mexer o seu traseiro gordo e dar pelo menos uma lida em 15 livrinhos específicos da sua área, caso não o tenha feito durante seu curso de graduação, e mais 20 de formação básica, aos quais se somam algumas leis (os perfis e as bibliografias completas constam da Resolução SE 80 de 3/11/2009). Seguem abaixo alguns dos documentos de leitura obrigatória que estão disponíveis na internet:
BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Médio.
BRASIL. MEC/INEP. Fundamentos teórico-metodológicos do ENEM.
BRASIL. MEC/INEP. IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
BRASIL. MEC/INEP. Prova Brasil e o SAEB.
BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: Documento de Apresentação.
Boa Prova!
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