6 de janeiro de 2019

Aluno de Olavo de Carvalho é novo coordenador do Enem




Murilo Resende Ferreira, 36, é doutor em economia pela FGV e professor universitário em Goiânia. E agora, por indicação do novo ministro da Educação, é também diretor de Avaliação Básica do Inep, responsável pelo Enem e pelo Saeb.

Não se sabe até que ponto sua formação acadêmica deve ser levada em consideração, já que, segundo ele mesmo, sua educação “foi ineficiente” por conta de professores que faziam “doutrinação política explícita”. O que sabemos é que Murilo, saudado como um dos “talentos” da tal “nova direita”, é aluno do curso online de Filosofia (?) de Olavo de Carvalho desde 2009, que ele afirma ter sido o “ponto central no seu amadurecimento intelectual”. Nesse curso ele aprendeu, certamente entre muitas coisas mais, que “todas as ideologias mortíferas da modernidade (?) remontavam a antigas heresias cristãs”.

Uma das implicações dessa descoberta na sua gestão deve ser o combate ao que o presidente da República chamou, via Twitter, de “lacração”. No ano passado, o texto do Enem foi alvo de críticas de Bolsonaro, que o considerou um “vexame” e de uma “doutrinação exacerbada”. Quem mandou apresentarem como exemplo de dialeto logo o pajubá? O emprego de um termo derivado de línguas africanas, relacionado ao universo LGBT, e ainda com essa cara de palavra indígena, não podia mesmo dar em boa coisa

Preciso dizer que Murilo é defensor dos princípios da “Escola sem Partido”? E alguma dúvida de que esse projeto vai voltar a ser discutido na Câmara?





Nota: Seguindo a prática mais constante do governo até o momento, a nomeação do diretor foi suspensa nessa quinta-feira (17). Esperamos que ele não volte atrás em sua decisão de voltar atrás.

Nenhum comentário: