19 de fevereiro de 2011

Alckmin receita amor, fé e agulhadas contra estresse

Nosso querido governador Geraldo Alckmin, que se diz formado em Medicina, discorreu por cerca de dez minutos na Secretaria da Educação sobre a importância do amor, da religião e da acupuntura para evitar a depressão e o estresse, que atinge 48,5% dos professores. A douta preleção ocorreu no último dia 15, por ocasião do lançamento do programa "SP Educação com Saúde", que visa o atendimento médico preventivo para servidores das escolas estaduais.
À parte o preconceito demonstrado em relação aos céticos e aos ateus, coisa que não fica bem num homem público, e ainda menos num homem de ciência, o governador deixa claro que não pretende investir na saúde dos professores, haja vista que o programa "SP Educação com Saúde" é, como já apontou a "presidenta" da Apeoesp, apenas uma medida paliativa, na melhor das hipóteses. O programa prevê que cada Diretoria de Ensino contará com um médico (isso mesmo, UM médico), dois enfermeiros, um nutricionista (especializado em vales-refeição de R$ 4,00?), UM psicólogo (já estou até com dó dele), um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo e um assistente social (não, não teremos um acupunturista). A equipe atenderá os servidores na Diretoria de Ensino e, no segundo semestre, fará visitas às escolas. Detalhe: isso só vale para a capital, e ainda não há previsão para que o projeto seja levado ao interior do estado.

Confira as dicas de Geraldo Alckmin para manter a saúde

Luz do sol – “O cérebro precisa de raios do sol”

Respiração – “É preciso encher o pulmão de ar”

Meditação- “É preciso limpar o cérebro”

Alimentação – “O prato precisa ser colorido, com mais fibras que proteína”

Ginástica – “O corpo tem 70% de água. E água parada… estraga”

Acupuntura – “Vocês vão ver o espetáculo que são essas agulhas milenares”

Amor – “É uma necessidade biológica”

Religião – “Religião significa religar”


Observa-se o profundo conhecimento científico esbanjado em tão poucas palavras! Afinal, ao afirmar que o cérebro precisa de raios de sol, deve estar se referindo à complexa prática da trepanação, que consiste na abertura de um ou mais orifícios no crânio por meio de uma broca neurocirúrgica, já que não conheço outra forma de fazer um raio de sol penetrar no cérebro. Já para limpar o órgão em questão, talvez prefira a lobotomia ou a eletroconvulsoterapia (vulgo eletrochoque). E com que propriedade nos ensina a respirar enchendo o pulmão de ar! Com que brilhantismo maneja a metáfora da água parada! E que dizer então da aula de etimologia no seu ensino religioso? Deu um show! Será que ele aprendeu com Carlos Alberto di Franco, da Opus Dei? Sem falar no argumento que emprega para sustentar a prática da acupuntura, que chega a semelhar uma autêntica ameaça vudu! Benza deus!

Charge de Lucas Lima




Nenhum comentário: