Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28), mostra que 8,6% dos estudantes do
ensino médio matriculados nas escolas da rede pública pertencem a famílias com
renda per capita na faixa dos 20% mais ricos do país. O índice é maior que o
dobro da situação inversa: só 3,8% dos estudantes de famílias pobres estudam em
escolas particulares. Na rede privada, 52,3% dos estudantes pertencem à faixa
de renda mais rica.
Os dados integram a "Síntese de indicadores sociais:
uma análise das condições de vida da população brasileira 2012", elaborada
pelo IBGE. A base de dados do estudo foi a Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios (Pnad), referente a 2011.
A síntese dividiu a população em cinco faixas de renda per
capita. De acordo com os dados, no ensino médio da rede pública a distribuição
é parecida nas quatro faixas de renda mais baixas: 22,4% na primeira; 26,7% na
segunda; 23,1% na terceira; 19,2% na quarta, e 8,6% na quinta, das famílias
mais ricas. A rede pública reúne 87% dos estudantes matriculados no ensino
fundamental e no ensino médio.
Na rede particular do ensino médio, 3,8% são da primeira
faixa, dos mais pobres; 7,5% pertencem a famílias da segunda faixa; 13,4% estão
na faixa intermediária; 22% na quarta, e 53,2% dos estudantes estão na quinta,
a faixa das famílias mais ricas. A rede particular atende 13% do total de
estudantes matriculados no ensino fundamental e no ensino médio.
Desigualdade
De acordo com dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos
(Pisa), o Brasil é um dos 26 países analisados com maior desigualdade de
desempenho entre o ensino público e o privado, ficando atrás apenas do Catar,
Quirguistão e Panamá. As diferenças na condição socioeconômica dos alunos são
os principais determinantes da variação de desempenho, segundo o levantamento.
A desigualdade entre os alunos dependendo da rede de ensino
cursada aparece também nos resultados do Indíce de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) 2011. O Ideb, para as redes pública e particular,
respectivamente, teve as seguintes notas: 4,7 e 6,5 nos anos iniciais do ensino
fundamental; 3,9 e 6,0 nos anos finais do ensino fundamental; e 3,4 e 5,7 no
ensino médio.
Fonte: G1
Educação
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