19 de janeiro de 2014

Rolezinhos e rolezões

O rolezinho é o mais recente divisor entre esquerdopatas e direitopatas. De um lado, pessoas que consideram que o rolezinho é uma manifestação popular legítima e que sua proibição é uma forma de “apartheid”; de outro, aquela galera pra quem tudo é “vandalismo”, e que acha que a polícia tem mais é que descer o cacetete mesmo. Como em toda questão que já nos chega distorcida pelo excelente trabalho da mídia, a coisa é um pouco mais complicada do que esses dois times rivais querem fazer parecer.

Primeiramente, é preciso definir claramente sobre o que estamos falando: se estamos condenando atos de depredação, de violência, intimidação ou roubo, ou se apenas da reunião, em um local aberto ao público, de um grupo de pessoas que, quando juntas, promovem a maior baderna (aliás, guardadas as devidas proporções, nada diferente do que já fazem nas salas de aula). No primeiro caso, trata-se de crimes, que não estão na essência do “rolezinho”, e cuja culpabilidade é individual, não do grupo. No segundo caso, estamos falando apenas de uma contravenção, a de perturbação do sossego alheio. E sim, como qualquer outra contravenção, ela também está sujeita a pena de prisão ou multa, mas reitere-se: não é um crime. É claro que os jovens que se organizaram para o acontecimento sabiam de antemão que iriam perturbar o sossego dos lojistas e dos demais frequentadores do centro de compras, senão qual seria a “graça”? Pois é aí que a esquerda concentra sua crítica, porque parece se configurar uma manifestação concreta da luta de classes. E nisso a esquerda tem razão, afinal sabemos que esses jovens não têm muita opção de lazer, como não têm acesso a atividades educativas e culturais (a própria escola não tem sido muito mais do que uma instituição de encarceramento temporário). Mas é mais do que luta de classes: é também conflito de gerações e choque de culturas.

Depois, não é preciso apelar para termos como “happening” ou “flashmob” para entender o comportamento dessa galera. Ela não precisa de um embasamento intelectual para agir da maneira que age. Muito pelo contrário: ela absorve instintivamente a informação e se utiliza das novas tecnologias de comunicação de uma maneira cujo impacto a sociedade “tradicional” ainda não conseguiu digerir.

Agora os centros de comércio já conseguem liminares judiciais respaldando a segregação dos menores de idade (não vou nem entrar na questão do racismo ou do “apartheid social”, porque a gravidade é a mesma em todos esses casos, o que muda são apenas os critérios da segregação). Ou seja, ao invés de lhes oferecermos mais opções de lazer, tentamos tirar-lhes as poucas que ainda têm. As práticas administrativas escolares também refletem as políticas públicas: tenta-se combater a indisciplina com mais repressão, como se a repressão não fosse, ela mesma, uma das causas da indisciplina.

Então quer dizer que devemos dar aos jovens o direito de fazer toda a baderna que quiserem, onde e quando bem entenderem, impregnarem o país com seus fanques e tocarem o terror geral? Não, pessoas, não é isso que estou defendendo. Aliás, não estou propondo nenhuma solução concreta, limito-me a fazer uma constatação: embora a maioria das pessoas ainda não tenha percebido, já estamos no século 21. Preparai-vos para os rolezões.

Nenhum comentário: