13 de março de 2010

A luta continua...

Charge de Arnaldo Martinez

Essa semana o excelentíssimo senhor José Serra, vulgo vampiro brasileiro, afirmou no programa de rádio "Conversa com o governador" que "a carreira do professor está voltando a ser atraente", uma vez que mais de 260 mil candidatos se inscreveram para o próximo concurso.

O excelentíssimo governador se engana, ou pelo menos tenta nos enganar, com sua interpretação dos dados. Para mim, eles revelam apenas o alto índice de desemprego que atinge os portadores de diploma de nível superior em nosso estado, diploma esse que pode acabar perdendo sua última utilidade, caso o Senado aprove o projeto (já aprovado pela CCJ na última quarta-feira) do senador Demóstenes Torres (que já tem DEM até no nome), que extingue o direito a cela especial para bacharéis (curiosamente, mantém esse privilégio para políticos, militares e autoridades jurídicas...).

Zé Serrote também não leva em conta que grande parte dos candidatos em questão são profissionais que já atuam na rede pública, mas que ainda não conseguiram se efetivar. E claro que não conseguirão, pois só há 10 mil vagas. Mas eles continuarão lecionando, naturalmente, como sempre fizeram, correndo de uma escola para outra para dar conta de 20 ou 30 aulinhas semanais, conseguidas "no tapa" nos processos cada vez mais caóticos de atribuição de aulas.

Chama a atenção o fato de o governador não ter sequer mencionado a greve que se iniciou na última segunda-feira, e que continua, de acordo com a decisão tomada na assembleia da última sexta-feira. Parece que a promessa de incorporação da GAM não torna essa carreira assim tão atraente quanto pretende o governador. De acordo com cálculos da Udemo, a aprovação doPLC 8/2010 representará apenas meio por cento de reajuste em 2010, 1% em 2011 e 2% em 2012 (a GAM será incorporado em três etapas). E não inclui os aposentados!!!

Nenhum comentário: