Segundo Instituto Abramundo, metade dos chefes não entende sequer
gráficos um pouco mais complexos, por exemplo. Só 5% dos brasileiros conseguem
aplicar a ciência no dia-a-dia
Por Talita
Abrantes
São Paulo – De cada 100
brasileiros que têm pelo menos até a quarta-série, apenas 5 são capazes de aplicar
conhecimentos de ciências em atividades simples do cotidiano – como calcular a
potência de um chuveiro, por exemplo, segundo levantamento do Instituto
Abramundo.
O Instituto chegou a essa conclusão após analisar o desempenho de cerca de 2
mil pessoas com idade entre 15 e 40 anos que tinham até a quarta série diante
de situações cotidianas que envolviam o domínio de conceitos científicos.
O desempenho foi medido de acordo com o Índice de Letramento Científico, desenvolvido pela Abramundo em parceria com o Ibope Inteligência.
Veja qual foi o desempenho dos entrevistados na escala desenvolvida pelo instituto.
Básico
O que consegue fazer? Compreende
informações apresentadas de maneira clara (e explícita) em contextos já
conhecidos. No fim das contas, não usa conceitos científicos para entender o
mundo.
Quantos estão neste grupo? 16%
do total de entrevistados. Entre os que tinham apenas o ensino fundamental, 29%
estavam neste grupo. No ensino médio, eram 14%. Entre os que tinham concluído
(ou estavam cursando) a faculdade, 4% eram deste nível.
Rudimentar
O que consegue fazer? É capaz de localizar informações em diversos formatos de textos e reconhecer termos científicos simples, mas não consegue resolver problemas ou interpretar informações científicas.
O que consegue fazer? É capaz de localizar informações em diversos formatos de textos e reconhecer termos científicos simples, mas não consegue resolver problemas ou interpretar informações científicas.
Quantos estão neste grupo? 48%
do total de entrevistados. Entre os que tinham apenas o ensino fundamental, 50%
estavam neste grupo. Do ensino médio, eram 52%. Entre os que tinham concluído
(ou estavam cursando) a faculdade, 37% eram deste nível.
Intermediário
O que consegue fazer? É capaz de entender gráficos, tabelas, esquemas e textos mais complexos, além de conseguir resolver problemas que demandam a aplicação de conceitos científicos básicos. Mas não conseguem solucionar problemas mais complexos.
O que consegue fazer? É capaz de entender gráficos, tabelas, esquemas e textos mais complexos, além de conseguir resolver problemas que demandam a aplicação de conceitos científicos básicos. Mas não conseguem solucionar problemas mais complexos.
Quantos estão neste grupo? 31%
do total de entrevistados. Entre os que tinham apenas o ensino fundamental, 20%
estavam neste grupo. Do ensino médio, eram 29%. Entre os que tinham concluído
(ou estavam cursando) a faculdade, 48% eram deste nível.
Proficiente
O que consegue fazer? Entende, de fato, termos científicos e é capaz de aplicar conceitos da ciência para interpretar a realidade e em problemas do cotidiano.
O que consegue fazer? Entende, de fato, termos científicos e é capaz de aplicar conceitos da ciência para interpretar a realidade e em problemas do cotidiano.
Quantos estão neste grupo? Apenas
5% do total de entrevistados. Entre os entrevistados que tinham apenas o ensino
fundamental, 1% estava neste grupo. Do ensino médio, eram 4%. Entre os que
tinham concluído (ou estavam cursando) a faculdade, 11% eram deste nível.
Mercado de trabalho
Mais do que dificultar algumas
situações cotidianas simples, não dominar conceitos simples (como a habilidade
de ler tabelas ou gráficos) também impacta o desempenho dos brasileiros no
mercado de trabalho, segundo Ricardo Uzal, presidente do Instituto Abramundo.
A baixa produtividade da
indústria nacional está aí para provar este fato. Segundo Uzal, o aumento da
produtividade da economia depende de inovação e “a falta de conhecimento
científico dificulta a busca por esta melhoria contínua”, afirma.
Para se ter uma ideia do tamanho
do problema, metade dos profissionais que ocupam um cargo de chefia no Brasil
chegaram até o nível 2 do índice de letramento científico – fato que sinaliza,
no máximo, um domínio rudimentar das habilidades derivadas do conhecimento
básico de Ciências. Veja o quadro por profissões:
Profissão/Cargo
|
Básico
|
Rudimentar
|
Intermediário
|
Proficiente
|
Profissional
liberal / Micro ou Pequeno Empresário / Comerciante / Empregador / Grande
Proprietário rural ou industrial / Proprietário ou Produtor rural
|
13%
|
43%
|
30%
|
15%
|
Funcionário
de nível alto / gerencial (setor público ou privado)
|
0%
|
28%
|
60%
|
12%
|
Funcionário
de nível técnico / estagiário / trainee (setor público ou privado)
|
8%
|
44%
|
40%
|
7%
|
Autônomo
formal
|
14%
|
51%
|
30%
|
5%
|
Funcionário
de nível operação / produção (setor público ou privado)
|
14%
|
50%
|
33%
|
3%
|
Trabalhador
informal, em casa ou fora de casa
|
25%
|
48%
|
23%
|
4%
|
Serviço
doméstico, com ou sem carteira
|
29%
|
55%
|
13%
|
3%
|
O setor de educação é o que mais possui profissionais proficientes em
letramento científico. Mas mesmo assim, a proporção é pequena: apenas 10% dos
entrevistados que declararam trabalhar na área de educação atingiram o nível
máximo da análise. Veja:
Setor
|
Básico
|
Rudimentar
|
Intermediário
|
Proficiente
|
Educação
|
5%
|
43%
|
41%
|
10%
|
Saúde
|
5%
|
50%
|
37%
|
8%
|
Prestação
de Serviços
|
17%
|
48%
|
30%
|
6%
|
Indústria
Transformação
|
13%
|
43%
|
38%
|
6%
|
Administração
Pública
|
6%
|
37%
|
50%
|
6%
|
Comércio
|
14%
|
52%
|
29%
|
5%
|
Transporte
|
8%
|
46%
|
41%
|
5%
|
Construção
|
24%
|
48%
|
26%
|
2%
|
Atividade
Doméstica
|
46%
|
54%
|
0%
|
0%
|
Agricultura
|
40%
|
60%
|
0%
|
0%
|
Inativo
|
43%
|
29%
|
29%
|
0%
|
Além de colocar os entrevistados
para resolver problemas, a pesquisa também os questionou sobre o grau de
dificuldade que eles tinham para compreender bulas de remédios, tabelas
nutricionais ou calcular quanto de combustível era necessário para percorrer um
percurso.
O resultado foi desalentador: 48%
dos entrevistados não conseguem sequer entender uma tabela com informações
nutricionais. Confira os 10 dados simples que muita gente no Brasil não consegue
entender.
Fonte: Exame
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