21 de março de 2010

"Presidenta" da Apeoesp rebate declarações do secretário Paulo Renato

"Conseguir uma mudança no aprendizado dos alunos de 5% é mais difícil do que crescer um PIB em 5% ao ano", afirma o secretário estadual de educação, Paulo Renato Souza. "Como economista, o secretário deveria perceber que a comparação é descabida. Não há equivalência entre o crescimento do PIB, que mede as riquezas materiais produzidas pela nação, com os resultados do processo ensino-aprendizagem. Para nós, os resultados de avaliações não são absolutos nem totalmente quantificáveis. O principal resultado da educação é a formação de cidadãos e cidadãs. O ser humano deve ser o centro do processo educativo", rebate a "presidenta" da Apeoesp, Maria Isabel Azevedo Noronha, em artigo publicado na Folha de São Paulo na última quinta-feira, dia 18. Sobre a avaliação dos professores, Noronha propõe uma boa questão. "O secretário diz que 'os professores são vítimas de um sistema de formação docente que privilegia o teórico e o ideológico em detrimento do conteúdo e da didática'. Por que, então, a prova aplicada aos professores temporários foi focada na aferição de conhecimentos teóricos e não avaliou a prática pedagógica?" Vale a pena ler o artigo na íntegra:


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