22 de fevereiro de 2014

Aos ingressantes

Então o Senhor disse: Faça-se o Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor de Educação Básica Nível Dois. E o Senhor viu que isso era mais ou menos. Mas a Secretaria da Educação achou que era bom demais, e resolveu complicar um pouquinho. Foi assim que passou a exigir que os candidatos aprovados no concurso apresentassem na perícia médica uma lista de exames quase do tamanho da capivara de Paulo Maluf, incluindo hemograma completo, glicemia de jejum, PSA prostático, ECG com laudo, raio-X de tórax com laudo, videolaringoscopia, audiometria vocal e tonal, TGO, TGP, Gama GT, ureia, creatinina, urina tipo 1, urocultura, além de colposcopia e colpocitologia para candidatas do sexo feminino, e mamografia caso tenha mais de 40 anos de idade.
O ingressante procura então o Sistema Único de Saúde e descobre que lá não conseguirá nem o ECG com laudo (e o “perito” do DPME não deve saber ler um ECG). A audiometria será agendada, na melhor das hipóteses, para daqui há vários meses, portanto fora do tempo hábil da perícia. A videolaringoscopia também tem de ser feita por médico particular, e só ela custará duzentos dinheiros. Tudo somado, os exames deverão custar pelo menos metade do salário de 670 dinheiros proporcionados por uma carga horária reduzida, que é o que se oferece para a maioria das vagas, que ficam todas para lá de onde Judas perdeu as proverbiais botas (lembrando que a Secretaria não reembolsa os gastos com transporte, e desconfio que tampouco restituirá o valor gasto nos exames).
Eis que o Senhor viu os frutos de sua obra e achou tudo muito, muito mau.  



2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Mauro,
Passei neste concurso e gostaria de saber se hoje vale a pena ser professor do estado de SP. Trabalho em uma empresa privada fora da minha área de formação (Biologia)e muitos me dizem que vale a pena ingressar no estado apesar do salário bem menor mas lendo o seu post e o do Felipe Queiroz sobre os inúmeros obstáculos não consigo enxergar onde? Agradeceria bastante se você ou outros professores pudessem me responder. Será que é um preço alto demais sair para trabalhar na sua área com essas condições??? Obrigada

Mauro Bartolomeu disse...

Te respondi na postagem mais recente, ok?